Curso Geral, Ilustrado da Biopsicoplástica

IOGA INTEGRAL CIENTÍFICA
PARA A HUMANIDADE DA NOVA ERA

  • -O Espírito que anima a Matéria e a aperfeiçoa -
    Extratos da Primeira Lição

yoga integral cientifica

 

“A BIO-PSICO-PLÁSTICA ou IOGA INTEGRAL CIENTÍFICA, como síntese que é de muitas outras especialidades de indiscutível índole científica, inclusive de arqueologia que constitue a melhor fonte de informação sobre as antigas culturas e civilizações, baseia-se naturalmente em todas elas, começando com o átomo e com as radiações psíquicas até as energias mentais e até os mais enobrecedores ideais espirituais. Como a Terêncio, tudo o que seja humano nos interessa. Inclusive, diríamos que nenhuma obra vale a pena se não está impregnada de amor. Não percamos de vista jamais, isso sim, que os nossos estudos e as práticas de desenvolvimento o de aperfeiçoamento não têm outro motivo nem finalidade do que o melhorar a funcionalidade mecânica humana e adquirir técnicas que permitem alcançar a felicidade assim como a realização das aspirações mais nobres do ser humano em todas as ordens de interesse, sejam estes pessoais ou de sentido geral”.

***

“O homem, situado no meio do universo, representa o individuo natural. Está rodeado de maravilhas indescritíveis, desde o infinitamente pequeno até o inconcebivelmente grande, frente a seu próprio destino e carregando sua herança biológica e espiritual. O silêncio realça sua solidão, mas em seu próprio interior cada indivíduo é, de per si, um mundo, e o infinito que o rodeia, não lhe é alheio, posto que de todos modos é parte de concerto magnífico da vida universal, cujas secretas harmonias maravilhosas nos energetizam e inspiram-nos sem cessar”.

***

“O ser humano é em extremo sensitivo. Constitue um mecanismo maravilhoso que nem sequer os aparelhos eletrônicos, neutrônicos e nucleares mais perfeitos conseguirão nunca avantajar, nem ainda imitar plenamente. Incluídos entre estes aparelhos ultramodernos o radar e sua contraparte, o sonar, o raio x, a televisão, os foguetes espaciais e os reatores atômicos. Ademais, não há nada que o supere em beleza como tampouco em capacidade de consciência e de sentimentos, ou de heroísmo e em utilidade sob um controle inteligente”.

***

“A super-sensitividade não é o hiper sensorial, nem o sensual em estado pejorativo e figurado. Por super-sensitividade deve-se entender a delicadeza sutil do corpo humano em seu conjunto e em sua afetabilidade e excitabilidade. Tem uma grande receptividade quanto aos impactos da luz, seja esta natural ou artificial, assim como quanto ás forças ou ondas bióticas, térmica, eletromagnéticas, telúricas e cósmicas. Daí a importância de condicionar o corpo para uma melhor receptividade e funcionalidade, se quisermos aproveitar a vida em plenitude”.

***

“... é preciso aperceber-se de que o corpo humano, além de ser, no exterior, linhas, formas e capacidades dinâmicas com movimentos e ritmos, capta e absorve forças do ambiente. Além disso, tem qualidades radiestésicas, ou seja, de exteriorizações de forças próprias”.

“De fato, a luz que o corpo capta e absorve é elaborada de maneira surpreendente e inteligente, pelo sistema neuroendócrino, pela função metabólica, pela osmose e pela simbiose, chegando a CONVERTER os feixes luminosos ou cromáticos em glicídios (glutidos) e proteínas. Assim, nutre-se de energia exterior e cósmica automaticamente, porém, em muito maior escala quando o processo é dirigido consciente e inteligentemente”.