CONDIÇÕES MUNDIAIS

 

Do livro: “A ESSÊNCIA DA CIÊNCIA ESPIRITUAL”. Anatomia e Etiologia das condições do mundo moderno. Tradução do Inglês, "THE ESSENCE OF SPIRITUAL SCIENCE", 1946.

 

Por KUT HUMI LAL SINGH – Kwang Hsih

mundo

 

Estes dias que correm são dias tormentosos, e devemos confessar que a confusão imperante, o caos reinante, a supremacia do ódio, do egoísmo, da maldade, da intolerância, da violência e do crime através de todo o mundo atual marca as características do gênero humano. Infelizmente, nossos Nobres Espirituais estão indefesos em um mundo de tais demônios, e devem sentir-se inquietos. Mas devem estar seguros de que os poderes Espirituais os guiam e protegem.

O mundo inteiro é um campo de batalha de paixões exaltadas e de ignorância audaz. O homem parece estar tão impotente diante de sua própria fraqueza e tão inútil ante seus fracassos. Não se dá conta, naturalmente, de que é vítima de sua própria falta de consciência e inclinações insanas. A humanidade não resolverá facilmente seus problemas nesta corrida de displicência e fraquezas, nem ainda uma dúzia de grandes guerras mundiais poderão remediar as condições atuais. Com efeito. A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, que foi projetada para garantir a paz e o progresso neste mundo do homem, cede às forças obscuras várias vezes durante os primeiros anos de tentativas, condenando-se ela mesma a quedas posteriores, levando a humanidade a novos ataques mundiais de carnificina. Seja o que for, isto não requer nenhum esforço para seres que foram engendrados e nascidos para odiar, lutar, destruir, abusar e dar saída à cobiça e à sensualidade.

As pessoas que não conhecem o DHAMMA não podem compreender sua importância. Elas tratam aos outros com desprezo e são propensas a manchar as qualidades dos demais, porque suas mentes funcionam em forma negativa. Destruir é sua devoção. É por isso que têm que ser ciumentos, baixos e incultos, sempre dispostos a poluir ou destruir, ou ainda a martirizar e dominar a outras pessoas. Em verdade, é difícil compreender como pessoas do Ocidente, que se jactam de seus códigos religiosos e de suas doutrinas podem ser, atualmente, tão irresponsáveis em seus modos de viver. Elas ingerem venenos que adquirem nas farmácias para evitar dores, e bebem quantidades de licor, preparados com álcool forte para esquecer suas desgraças, matam porcos indefesos, gados, ovelhas, aves para alimentar-se com seus despojos, ou para satisfazer suas vaidades, e renegam, difamam e assassinam a seus opoentes no comércio ou em qualquer empresa aventurada. Recorrerão a todo desperdício para alimentar-se. Têm cabarés, onde criam prazeres e paraísos artificiais. Têm que fumar tabaco, beber café, usar perfumes e, ainda, construir casas que, antes, parecem prisões ou sarcófagos e não habitações adequadas. Não obstante, alardeiam que serão salvos por um Messias ou governados por Deus. Esta mesma gente pode empreender uma guerra maior uma e outra vez, ainda que isto ocorra entre eles mesmos e sentem-se, naturalmente, como os "Seres Escolhidos" para se imporem sobre outros em o nome de seu próprio Deus, ou de sua própria conveniência em nome da Justiça, da Liberdade, da Paz e da Democracia. Alguém nos preguntou há poucos dias atrás se o que passa com a ONU e com o espírito do pós-guerra não era algo confuso ou "demoniocracia", e respondemos que, aparentemente, os anjos abandonaram esta terra.