OS IMPONDERÁVEIS DA VIDA



la esencia de la ciencia espiritual

 

Pelo Maha Chohan KUT HUMI LAL SINGH

Tradução do Inglês, do livro: "THE ESSENCE OF SPIRITUAL SCIENCE"

Demonstrar-se-á quão proveitoso seria para todo o mundo o estudar este prolegômeno, e desenvolver habilidades para utilizá-las afim de satisfazer as necessidades naturais. Porque, não há necessidade de ser enfermo, pobre miserável e infeliz, nem é necessário, para ninguém, ser uma vítima das circunstâncias, ou dos imponderáveis, ou de subsistir, tontamente, em estado de "hipnose", como o são todos os desígnios sentimentais e crenças supersticiosas. O homem é o elaborador de suas próprias condições de vida, e também o fabricante de seus próprios intoxicantes mentais, tais como metafísicas místicas, ritualismo, preconceitos, dogmas, tradições, ortodoxias, fantasias obsessivas, lendas sentimentais e depressivas, etc. etc.
Os seres humanos necessitam crer que "a Vontade dos Deuses oprime suavemente, mas de forma segura". A não duvidar disso, é conveniente lançar a culpa de nossos erros, limitações e falhas sobre Deus, ou sobre a Providência, ou sobre a vontade dos Devas, posto que eles constituem o absoluto da vida. A eles devemos aceitá-los como fonte de acontecimentos milagrosos e, melhor ainda, produzi-los à vontade; entretanto, é duvidoso que eles atualmente simpatizem com nossas demandas, orações lisonjeiras, súplicas servis, exposições sentimentais de angústia, rogações mórbidas, ou se eles podem responder-nos efetivamente, ainda nos melhores casos, isto é, quando a gente realmente merece o que solicita ou deseja.

A verdade é que todos os poderes dos Devas, de Brahma, da mais alta Presença Divina, estão latentes em toda a parte, ainda nas mais humildes criaturas. Não seja que olvidemos que o homem foi criado e dotado com todos os atributos de Mula Prakriti, o Logos Paternal da Vida, e por isto é capaz de expressar todos os poderes Espirituais, se tão só quer aderir-se a Dhamma ou às condições básicas da Ciência Espiritual. Todas as maravilhas realizadas pelos Devas, pelos Mahatmas e Gurus são possíveis a qualquer pessoa, sempre que esteja devidamente ligada a Dhamma.

Quanto aos imponderáveis da vida, devemos ser bem francos e encarar os fatos. Não há, absolutamente, nada injusto na vida, se podemos triunfar sobre as confusões dos planos inferiores, onde se encadeiam as causas e onde também eles se escravizam. Quando controlamos nossa vida e nosso ser, o Karma não é por mais tempo uma lei escravizante e, somente assim, nos damos conta de que nossa existência é algo inteiramente dependente de nossa própria senda de pensamento que, no que atualmente obramos, nos irá bem ou mal, de acordo com nossas tendências mentais.