BIOPSICOPLASTICA OU YOGA INTEGRAL

“Ao Serviço da Humanidade e para a reabilitação, regeneração e liberaçõe plena de todos”.

yoga integral cientifica

 

 

Naturalmente, se chamamos este Curso simplesmente de YOGA INTEGRAL isto vai suscitar uma serie de suspeitas, dúvidas e confusões. Mais vale chamar as coisas por seu próprio nome, segundo o que são. Falemos mais bem de BIOPSICOPLASTICA.

Ao falar de Yoga, pensa-se, em seguida, na Índia bramânica, ancestral e maravilhosa, já que escritores mal avisados e pouco cultos fizeram crer que a Yoga é, exclusivamente, Indú, associando-a com a mitologia védica. Nada mais errado e desconcertante.

A genuína YOGA é tão antiga como o mundo, e é tão chinesa, egípcia, alemã, sueca e incaica como pode ser indostânica. Tampouco cabe confundir a verdadeira YOGA com nenhuma classe de fé ou crença religiosa, porquanto nada tem de rito nem de doutrina religiosa nem saberia servir aos interesses exclusivos de nenhuma seita, racismo ou partidism ideológico, fundamentalmente porque é, antes de tudo, uma ciência da vitalidade física, mental, (psíquica) e espiritual do homem, ou seja, uma engenharia integral da personalidade humana. É, portanto, completamente errôneo definir a YOGA como um sistema religioso ou como algum culto tradicional, místico, mitológico e misterioso.

A BIOSICOPLASTICA, como ciência da vida ou YOGA INTEGRAL, fez sua aparição em 1947, no grande Congresso do Progresso e da Fraternidade dos Povos, reunido na Casa da Química, em Paris, Franca. Desde então, serviu de fonte de informação tanto para a Psicanalises, Psiquiatria, a Parapsicologia, a Escola de Psicopedagogia e das diferentes instituições para Manequins e “Charm Schools” da Europa e América, varias companhias de aviação também a consultam para a devida formação de suas aeromoças. A famosa Power´s School form Models a toma igualmente em consideração. A não duvida-lo, inclusive, foi motivo de estudo profundo por autores tão ponderados e célebres como o Dr. Alexis Carrel, o Dr. Claparede, o ilustre Karl Jung, Maurice Maeterlinkc, H. Poincaré, o insigne historiador H.G. Wells, o atinado polígrafo Carnegie, N.V. Peal, Stefan Zweig e o filósofo Santayana.  A BIOPSICOPLASTAICA é, em realidade, a Ciência da Vida y lá filosofia realista de lá existência o seja de lá vida sana y harmoniosa, ya que é uma sucessão constante de experiências e conquistas internas, assim como modificações de personalidade, obtenidas á vontade, inteligentemente, e que são, sempre, comprováveis.

Quem necessita da “YOGA INTEGRAL”?

E difícil saber o que se quer, quando não se conhece, de todo, o que se tenha, ainda mais quando se trata de uma ciência como esta, que é tão antiga como a inteligência humana. Porem onde há limitações, deficiência, imperfeições, impotência ou esterilidade no esforço e as melhores aspirações, aí tem a YOGA INTEGRAL um cenário ou laboratório amplo para demonstrar suas possibilidades. Não há, com efeito, casos humanos, onde esta ciência não encontre uma oportunidade de aplicação, seja no coeficiente da inteligência humana, quer nas potencialidades extradimensionais e ainda mal definidas do espírito.

Onde quer que o ser humano tenha motivos de descontentamento, desalento, ansiedade, enfermidade, dor ou de ignorância, ou, ainda, complexos mentais, inibições, temores, conflitos de consciência, desajuste emocionais ou grandes confusões, si tem a YOGA INTEGRAL um campo de ação adequado, umas possibilidades ilimitadas de expressão frutífera e excelsa, de indiscutível beneficio para a personalidade humana bem como para as funções da alma e para as máximas conquistas do espírito.

A YOGA INTEGRAL promove, sobretudo, uma vida equilibrada, dinâmica, harmoniosa e criadora, que proporciona saúde plena, vitalidade inesgotável, prosperidade, sumo bem-estar e felicidade ou profunda paz e sublime serenidade espiritual. Já se disse que não existe outro Sendeiro além deste para aprender a vencer a fatalidade, o ócio, a incerteza, o fastio, a confusão e, enfim, as paixões loucas, os complexos entorpecedores, as emoções desbridadas, as inibições, os sofrimentos desoladores, as crueldades das pessoas incultas e primitiva e, finalmente, a insipidez da vida em geral.

Com efeito, toda pessoa que sofra ou que tenha aspirações insatisfeitas e ideais por atingir, necessita, sobremaneira, da YOGA INTEGRAL.

Dominar os músculos, controlar os nervos, amestrar o mecanismo mental, saber evitar o trasbordamento da emocionalidade, impedir os estados mentais negativos como a melancolia, as frustrações, a cólera, o temor, a falta de confiança, a carência de motivos para viver, a irritabilidade, as depressões ou ofuscações, os complexos, as inibições e obsessões constituem certamente um plano e objetivo ideal de aspiração para qualquer pessoa.

Tanto as crianças como as pessoas jovens e os adultos encontrarão, na YOGA INTEGRAL, as condições de vida mais excelsas e diletas, já que, acima de tudo, trata do desenvolvimento devido bem como da arte maravilhoso do melhor aproveitamento das forcas vitais do ser, da consciência criadora, da mente reabilitadora e dos poderes máximos do espírito, assim como de captação, assimilação e melhor utilização da energia universal.