A SENDA PERFEITA

Traduzido do Livro “DISCÍPULOS E MESTRES, ou Os Fatores e Benefícios da Iniciação Espiritual. Original em espanhol. Obra de meditação para as almas sinceras, que peregrinam em busca da Verdade e estão dispostas para a autossuperação. Por OM. CHERENZI LIND. O Tibetano.

discipulos e mestres

 

A Senda Perfeita deve ser de largo horizonte ético e filosófico, sem situações subreptícias, e amplas avenidas para a satisfação dos mais caros anelos, que dimanam do recôndito do ser. Ao mesmo tempo, deve ser caudal seguro de felicidade, propiciação perene de satisfações em todo o alcançável, e meio de liberação dos desfiladeiros, dificuldades e tormentos da vida. Tal é, com efeito, em nosso entender, o sumo ideal de perfeição.

            A Senda Perfeita não proporciona facilidades para o oportunismo, nem serve para toda emergência. É, ao contrário, a Senda que nos ilumina em nossas torpezas, guia em nossas dificuldades e entusiasma em nossos momentos de desalento.

            A Senda Perfeita nos demonstra que nós mesmos somos “o determinador máximo” em todas as circunstâncias, o “elemento primordial” em todas as aspirações, o “fator decisivo” em toda as possibilidades e que reunimos em nós próprios todos os poderes indispensáveis para conseguirmos aquilo que ansiamos. Assim, se compreendemos bem nossas atitudes e estamos decididos a fazer um esforço conveniente, é certo que conseguiremos nos converter em “artesãos de nosso próprio destino”, em “donos” de nossa própria pessoa, e, sobretudo, em “regentes de nossa própria existência”. Não se trata, aqui, de uma filosofia acomodatícia, nem de uma fé cega em ignotas forças sobrenaturais, senão de uma compreensão ampla do funcionamento de nossos poderes inatos, ao mesmo tempo em que de seu cultivo e aplicação na vida diária.

            A Senda Perfeita proporciona esse raro sentido, mas decisivo, de plenitude, serenidade, segurança e firmeza no curso da existência. É, ao mesmo tempo, iluminação e alento. Com ela não existe o acaso nem a vítima eterna das circunstâncias, senão que, ao contrário, achamo-nos devidamente assessorados por princípios, que nos permitem transitar com propósito definido em plena consciência e em completa comunhão mística com as forças superiores, regulamentares, da Natureza Universal. E mais: é saber sentir, com inefável deslumbramento o fluir sutil da vida e estar sempre em harmonia com o Infinito, chegar a possuir aquela certeza de que, além de infundir sumo respeito para com a vida, proporciona-nos altivez dignificante, ufania transcendente, sublimidade e ânsia inefável de refulgência íntima com desígnios alentadores de eternidade.

            A Senda Perfeita não pressupõe uma fuga das dificuldades da vida, senão, ao contrário, pulsar a realidade em toda a sua significação e comportar-se de modo sintonizado com os desígnios da natureza em seu sentido superlativo. Eleva, aperfeiçoa, sublima, sem vacilações nem fraquezas, porque se funda no cultivo de todas as forças e possibilidades do ser, alheia, por completo, às suposições doutrinárias e às fantasias dogmáticas das ortodoxias metafísicas e das tradições teocráticas.

            Nela se há de encontrar felicidade e paz, pois só por ela se chega às realizações cósmicas, isto é, à realeza da Consciência em seu sentido mais transcendente e integral, deixando atrás as fases inferiores e complexas do humano viver.

            Os ilusos devem desenganar-se; a felicidade, os poderes, as conquistas superiores não se alcançam por encanto, por obra de magia maravilhosa, senão por meio de determinados esforços, que são indispensáveis. Nada em o magistral mecanismo da Natureza se altera ou modifica sem conformar-se, de alguma maneira, com as necessidades próprias desta. Daí que toda a conquista seja, invariavelmente, a resultante de merecimentos ou de determinadas canalizações, nem sempre compreendidas ou conhecidas.

            Aqueles que queiram fazer a prova da exatidão destes enunciados não têm mais do que proceder, e notarão que nossas afirmações são algo mais do que acertos: são a expressão de verdades incomovíveis.

            Toda a comunhão mística Rosacruz repousa sobre postulados de uma firmeza semelhante; toda a cultura preconizada pela Rosacruz radica em tais princípios vitais que, além de inegáveis, podem ser demonstrados praticamente por aqueles que se empenhem em não sofrer resignadamente a sorte dos ilusos, valetudinários e pobres de espírito, que padecem da pior de todas as enfermidades: a ignorância do que é a vida, de como é a verdade fundamental da Natureza e para quê.

A contínua superação com a consequente elevação de nossos objetivos e o controle cada vez maior do ser, tudo o quê conduz ao domínio das circunstâncias, e faz sentir a euforia do ritmo transcendente da vida em transe de perfeição e a impressão de ufanidade sublime de estar absorvido pela Verdade Absoluta... Tal é o genuíno Sendeiro de Perfeição.